Mesmo hoje em dia, em que vemos cada vez mais mulheres viajando sozinhas pelo Brasil ou mundo afora, ou com planos de o fazer, o tema viajar sozinha ainda pode ser delicado para algumas mulheres.

Seja pelo tabu, que ainda existe (embora venha diminuindo pouco a pouco), seja por medo/receio, algumas mulheres ainda pensam duas vezes antes de tomarem a decisão de viajarem sozinhas.

E veja: é perfeitamente normal se questionar se a experiência de viajar sozinha é para você. Ou se é o momento certo. Isso porque cada mulher tem sua personalidade e temperamento, tem sua própria bagagem de vida, suas próprias experiências anteriores e muitas, inclusive, nunca tiveram a oportunidade de estarem sozinhas, em sua própria companhia.

Também não há problema algum em sentir medo/receio de viajar sozinha. Sabemos que apenas pelo fato de sermos mulheres, temos preocupações que não atingem os homens. Que mulher nunca se sentiu aliviada, ao andar sozinha pela rua à noite, e perceber que logo atrás vinha outra mulher e não um homem?

Os perigos são reais e precisamos estar sempre atentas. Contudo, essa atenção e preocupação devem fazer parte das nossas rotinas como forma de autocuidado, e não como óbice à realização dos nossos sonhos, o que inclui viajar sozinha – se é essa a sua vontade.

A ideia de que mulher viaja sozinha só porque não tem uma companhia vem perdendo espaço dia a dia – cada vez mais a decisão de viajar sozinha é simplesmente uma ESCOLHA, justamente pela LIBERDADE que proporciona.

Eu poderia fazer uma lista imensa sobre os benefícios de viajar sozinha, mas vou deixar para outra oportunidade e vou me restringir ao que eu acho o mais importante, que é, justamente, a  sensação de liberdade – liberdade de ser você mesma, de se (re)conectar com você e de poder seguir a programação de viagem ao seu modo e no seu tempo e ritmo, no(s) destino(s) escolhido(s) por você. E acredite: essa liberdade é viciante! 

Ainda que em alguns momentos você sinta falta de uma companhia para dividir as alegrias e descobertas de uma viagem, a experiência de viajar sozinha é muito enriquecedora!

E, com o perdão do clichê, estar sozinha não significa, necessariamente, se sentir solitária. Além disso, há grandes chances de você fazer amizades no destino escolhido e ter sempre uma companhia, ao ponto de querer, vez ou outra, ficar sozinha… Então, não tenham medo da solidão ao optarem por viajar sozinhas. Planejem a viagem, escolham bem o destino e tipo de acomodação, tomem os devidos cuidados e sintam o prazer e a liberdade de estarem em sua própria companhia!

Deixe um comentário