5 dicas do que fazer nesse charmoso balneário mediterrâneo
Sitges é um pequeno município litorâneo que fica a cerca de 35 km de Barcelona, capital da Catalunha, na Espanha.
É uma cidade muito bonitinha, com suas casas brancas, que lembram a Grécia e se destacam no horizonte, e suas ruelas charmosas.
Por ser muito próxima à Barcelona, é uma excelente escolha de passeio bate e volta, mesmo porque a cidade é pequena, então é possível visita-la em apenas um dia.






Como ir: você pode pegar um trem da Renfe, na Estação Barcelona Sants. A passagem custa em torno de 4 euros e o trajeto dura cerca de 45 minutos.
Outra forma de ir de Barcelona até Sitges é de carro alugado. É possível alugar um carro na própria Estação Barcelona Sants. Lá, você vai encontrar algumas empresas locadoras de veículos. Se estiver em família ou com amigos(as), é uma boa opção, já que o valor pode ser dividido entre todos e é uma maneira mais confortável para viajar até a pequena cidade.
Nós optamos pela locação de um carro, pois estávamos em 4 pessoas e achamos que foi um bom custo-benefício. Escolhemos a empresa Europcar, na Estação Barcelona Sants, com direito a um Fiat 500 conversível que fez a alegria da minha prima. Nossa viagem para Barcelona-Sitges foi em 2018, e, infelizmente, não me recordo qual o valor que pagamos pela locação do veículo. Lembro que não ficou muito barato para cada um de nós, porém, valeu muito a pena – pela autonomia e pela experiência de dirigir pelas estradas da Catalunha, com direito à estonteante vista do Mediterrâneo, no percurso de volta à Barcelona. A gente se sentiu em uma cena de filme, sério! 😊

Se você optar pelo carro, o trajeto leva cerca de 30 minutos. Mas atenção: ao chegar em Sitges, fique atento(a) às vagas de estacionamento que são permitidas nas ruas – elas são poucas. Caso encontre dificuldade em achar uma, procure um estacionamento pago, para evitar multa. A gente teve sorte e conseguiu estacionar na rua mesmo, quase em frente à Igreja de Sant Sebastian.
De lá, partimos, a pé, para o nosso tour por Sitges.
OBS: não circulam carros pelas ruazinhas estreitas de Sitges – o jeito é encontrar um bom lugar para estacionar nos arredores do centro histórico e, de lá, ir caminhando. Os principais atrativos turísticos ficam próximos, então é bem tranquilo para quem tem disposição para caminhar um pouquinho.
Vamos, então, às 5 dicas do que fazer em um bate e volta a Sitges:
1 – Caminhar pelo calçadão à beira-mar
O calçadão é bem amplo e charmoso, com palmeiras ao longo do caminho. Você também vai se deparar com algumas estátuas bem interessantes. Sem contar que é uma ótima maneira de observar o mar, de um lado, e as lindas construções à beira-mar, de outro.
2 – Tomar sol nas areias da praia de Sant Sebastian (ou outra de sua preferência)
Nada como lagartear à beira do Mediterrâneo, né?! Nós optamos pela praia de Sant Sebastian, mas você pode escolher qualquer outra. A areia é um pouco mais escura do que a que temos no Brasil e, também, não é tão fofinha, mas foi uma delícia estender a toalha por ali e ativar a melanina, ainda que sem roupa de banho! (estava friozinho quando fomos e eu não tinha levado nada parecido com biquíni ou maiô…). Então, não esqueçam da roupa de banho ao programarem um bate e volta a Sitges!
3 – Visitar o Centro histórico e apreciar a arquitetura local
O centro histórico de Sitges (ou Casc Antic) é repleto de edifícios antigos, com elementos medievais, barrocos e renascentistas. Os principais atrativos turísticos são a Igreja de Sant Bartomeu i Santa Tecla, a muralha e o Palau Maricel.
Outro destaque fica para o Museo del Cau Ferrat, que foi lar de um famoso artista catalão representante do movimento Modernista. Aliás, é possível encontrar, também, construções modernistas espalhadas pela cidade.
Para quem tiver interesse, em Sitges também é possível visitar as “Casas de Indianos” – termo usado para designar os espanhóis que foram para “as Índias” (no caso, a América), e retornaram, depois de um tempo, com uma grande fortuna. As tais Casas de Indianos são, portanto, grandes mansões construídas com o objetivo de demonstrarem seu status social.
4 – Caminhar pelas ruazinhas charmosas, observando as casas brancas de janelas azuis do Port de Sitges Aiguadolç e conferir o artesanato local
Fora do Centro histórico, o branco predomina nas construções de Sitges, principalmente na região do porto – Port de Sitges Aiguadolç. Eu, particularmente, adorei observar aquelas casinhas brancas com janelas azuis e decoração com tema náutico.
As ruas são estreitas e charmosas – há muitos restaurantes, barzinhos, cafeterias e lojas de artesanato e souvenirs.
A minha sugestão para ver o artesanato local é a lojinha ArtAmore, que é super fofa e fica na Carrer de les Parellades, 57, Sitges.
5 – Se deliciar com uma boa paella em uma mesa ao ar livre e com vista para o mar
A paella é um clássico da culinária espanhola e pode ser encontrada em diversas versões. A versão catalã leva carne de porco, frango e frutos do mar. Se a preferência for somente por frutos do mar, deve-se pedir a paella marinera.
Em Sitges, você vai encontrar algumas opções de restaurantes para saborear uma boa paella, ao seu gosto, acompanhada de um bom vinho ou sangria!
Nós optamos pelo Restaurante Tambucho, localizado no terraço da praça de Sant Sebastian, com vista para o mar. Para acompanhar a paella, provamos o xató: uma salada típica catalã, servida com molho romesco, que leva pimentão, amêndoas, azeite, alho e temperos. E claro, a sangria não poderia faltar. Foi uma refeição saborosa, então fica a dica desse local.
Restaurante Tambucho: Carrer Port Alegre, 49, Praia de Sant Sebastian, Sitges.


Essas são as dicas para um breve passeio por Sitges. Se você decidir visitar a cidade no verão, minha sugestão é que passe pelo menos uma noite por lá – eu não tive essa oportunidade, mas dizem que a noite é bem animada, principalmente no verão!
E, por falar em animação, Sitges também é famosa por seu Carnaval, que acontece no mês de fevereiro, com direito a desfiles de carros alegóricos, festas e foliões mascarados.
A cidade ainda abriga o Festival Internacional de Cinema Fantástico, que ocorre em outubro, especializado em filmes de terror e fantasia.
E, por fim, Sitges é conhecida como a capital LGBTQ da Europa.
Sendo assim, esse pequeno e charmoso balneário é, certamente, uma boa pedida – seja qual for a sua praia! 😉







































