Extrema está localizada no sul de Minas, junto à Serra da Mantiqueira. É uma cidade pequena, com jeitinho de interior, mas que registrou um grande crescimento populacional nos últimos anos devido à geração de empregos, ligada aos investimentos no setor industrial.

O local é muito procurado por amantes de esportes de aventura e de ecoturismo, já que conta com cachoeiras, montanhas, vales, rios e parques municipais, mas também é um ótimo destino para quem busca, simplesmente, relaxar contemplando a natureza e curtindo os atrativos culturais e gastronômicos locais.

Para facilitar o acesso aos atrativos turísticos, foram criadas 5 Rotas Turísticas em Extrema: Rota das águas, Rota das pedras, Rota das rosas, Rota do sol e Rota dos ventos, cada uma com os seus atrativos e equipamentos turísticos.

* É interessante analisar cada uma dessas rotas, a fim de definir qual a melhor programação para você na cidade. No Centro de Informações Turísticas (CIT), localizado na praça central, você pode obter mais informações sobre cada uma dessas rotas, e contratar um guia credenciado, a depender do passeio escolhido.

Rota das águas: é nessa rota que está o Parque Municipal da Cachoeira do Salto, o Apiário Flor Brazil e a Destilaria Empyreo, além do Pico do Lobo Guará, de onde se pode fazer salto de paraglider.

Rota das pedras: essa rota conta com pedra de escalada, espaços para retiros holísticos e cervejaria artesanal.

Rota das rosas: é nessa rota que está o Parque Cachoeira do Jaguari e o Santuário Santa Rita de Cássia, além do artesanato local da Produção Associada ao Turismo.

Rota do sol: essa rota é mais indicada para os aventureiros que apreciam trilhas, que podem ser feitas no alto da Serra das Anhumas.

Rota dos ventos: tem por principal atrativo a Serra do Lopo, de onde se vê o pôr do sol. Essa rota também abriga trilhas que levam a mirantes naturais e possui, também, rampas de voo livre.

Estive em Extrema em 2021, em um sábado, para uma atividade prática de formação do curso de Guia de Turismo que concluí. O foco da atividade não foi o turismo de aventura, mas sim alguns atrativos turísticos culturais e parques municipais, abrangidos principalmente pela Rota das águas e Rota das rosas.

Com base nessa experiência que tive, decidi compartilhar um roteiro de 1 dia em Extrema, para quem busca um passeio tranquilo pela cidade. Bora lá?!

  1. Santuário Santa Rita de Cássia

Você pode começar o passeio com uma visita ao Santuário Santa Rita de Cássia (igreja matriz), que abriga uma imagem da padroeira da cidade. O Santuário está localizado em uma linda praça, no centro da cidade. Ali na praça fica o Centro de Informações Turísticas, onde são fornecidos mapas e roteiros aos visitantes.

Endereço: Praça Presidente Getúlio Vargas, s/nº – Centro

2. Parque Cachoeira do Salto

Ao deixar o Santuário de Santa Rita de Cássia, no centro da cidade, sua próxima parada pode ser o parque Cachoeira do Salto, que possui estacionamento, lanchonete, quiosques, sanitários, trilha e mirante natural. A cachoeira, porém, não é apropriada para banho, devido à forte correnteza.

Vale caminhar pelas trilhas, descansar no redário e contemplar a natureza.

Endereço: Estrada Municipal Pedro Rosa da Silva, 7 km – Salto – Área rural.

Funciona todos os dias, incluindo feriados, das 8h às 17h.

A entrada é gratuita.

3. Apiário Flor Brazil

Perto da Cachoeira do Salto, o Apiário Flor Brazil, com “z” mesmo, é uma espécie de miniparque temático, onde você pode conhecer um pouco mais sobre as espécies de abelhas, a apicultura, o processo de extração do mel e, ainda, degustar os produtos vendidos na lojinha, com destaque para o hidromel. A loja também vende cosméticos e produtos de perfumaria produzidos com mel. É um passeio bacana para todas as idades.

Endereço:  Estrada Municipal Pedro Rosa Km 8,5, R. Cachoeira do Salto – Salto do Meio

Aberto de segunda a domingo, das 8h às 18h.

4. Empyreo destilaria

Depois do apiário, você pode visitar a Cachaçaria Empyreo, atrativo turístico bastante visitado em Extrema. Lá tem degustação de cachaça mineira e uma lojinha com produtos artesanais. Você também pode ver, com antecedência, a possibilidade de almoçar por ali. Vale muito a visita!

Endereço: Estrada Pedro Rosa da Silva Km 7,6 , s/nº – Salto

Horário de funcionamento: de quarta a domingo e em feriados, das 10h às 17h. Fecha às segundas e terças.

5. Paraíso do Shimeji

Localizado no Sítio Canto das Águas, o Paraíso do Shimeji, na minha opinião, é uma visita obrigatória. Ali você encontra, claro, uma variedade de produtos feitos com shimeji e shitake – tem sorvete, picolés, cerveja e antepastos feitos com essas iguarias – e são deliciosos! A propriedade está inserida em uma área de muito verde, flores e queda d’água. Ali também funciona o Ateliê das Pedras, onde há confecção artesanal de jóias e venda de minerais.

Endereço: Estrada Municipal João Batista Magalhães , s/nº – Forjos

Horário de funcionamento: de segunda a domingo, e também aos feriados, das 8h às 18h.

Entrada: gratuita

6. Parque Cachoeira do Jaguari

Para encerrar o dia, faça um passeio pelo Parque Cachoeira do Jaguari, que possui ótima infraestrutura para receber os visitantes, com trilhas para caminhada às margens do rio, decks e queda d’água.

Ali também fica um letreiro de Extrema, bem “instagramável” rs.

E se você curte cerveja artesanal, não deixe de conferir a Cervejaria Extremosa, localizada nas dependências do parque.

Endereço: Estrada Municipal Sebastião Thomaz da Silva, 282 – Ponte Nova

Horário de funcionamento: de segunda a domingo, e também aos feriados, das 8h às 17h.

OBS: a maioria desses atrativos turísticos em Extrema está localizada na área rural – portanto, é necessário um carro para a visitação ou você pode contratar um guia de turismo credenciado no Centro de Informações Turísticas.

Deixe um comentário