









Localizada a 430 km da capital paulista, a cidade de Olímpia é, hoje, destaque no setor de Turismo, que passou a ser a principal atividade econômica do município. A relevância do turismo local é tanta que a cidade recebeu o título de Estância Turística, além de ser o 1º Distrito Turístico do Brasil – tudo isso devido aos famosos parques aquáticos, com destaque para o Thermas dos Laranjais, considerado um dos parques aquáticos mais visitados do mundo e o 1º do Brasil e da América Latina. Para se ter uma ideia, são cerca de 3 milhões de visitantes ao ano!
A minha história com Olímpia começa muito antes da fama ligada aos parques aquáticos, já que a minha mãe e o meu tio nasceram na cidade, onde também viveram meus avós maternos, até o fim da vida. Então, umas das minhas melhores lembranças da infância são nessa cidade.
Eu praticamente vi o Thermas dos Laranjais “nascer” e, desde então, ele não para de crescer!
Além do Thermas dos Laranjais, há, também, o Hot Beach Olímpia, que recebe milhares de visitantes ao ano.
Não dá pra negar que esses parques aquáticos são a principal atração de Olímpia e eles, realmente, valem MUITO a visita!
Mas o que muita gente ainda não sabe é que Olímpia tem muito mais a oferecer, além das águas quentes.
Portanto, ao escolher essa cidade como destino, você pode (e deve) aproveitar o que os parques aquáticos têm a oferecer e, se tiver um tempinho a mais, ainda pode explorar outras atrações por lá.
Se liga, então, nessas dicas:
1 – Procure visitar a cidade no mês de agosto, já que todo ano, nesse mês, acontece o Festival do Folclore. Olímpia também é conhecida como a Capital Nacional do Folclore e, em agosto, o Festival reúne grupos de danças e manifestações culturais de todo o país. São 9 dias de evento, que já acontece há décadas, sendo uma tradição na cidade. Além das danças típicas e manifestações culturais de todas as regiões do Brasil, há shows, praça de alimentação, barraquinhas de comidas e doces, parque de diversões etc. É um evento muito bacana que certamente merece a sua visita!
2 – Visite o Museu de História e Folclore – o museu está localizado em uma casa antiga e conta com exposição de fotos, de instrumentos e trajes folclóricos, além de objetos antigos que resgatam memórias do cotidiano e da cidade. *Também foi inaugurado, recentemente, o novo museu, dentro do recinto do Folclore.
3 – Não perca o Museu de Cera Dreamland, que tem cenários incríveis, com estátuas de cera de várias celebridades, das mais variadas, desde Gisele Bündchen a Mestre Yoda.
4 – Conheça o Museu do Sorvete – desperte a sua criança interior e tire muitas fotos nos lindos cenários, além, é claro, de se refrescar com os deliciosos sorvetes.
5 – Por falar em sorvete, não dá pra ir para Olímpia e sair de lá sem provar pelo menos um sorvete da Bambi. Fundada em 1967, a Bambi é pura tradição em Olímpia e, no meu caso, é pura nostalgia! Não saio de lá sem comprar uma “moreninha” com a calda de chocolate feita na hora! E para os mais “gourmetizados”, tem, ainda, a sorveteria Pazzi per Gelato, que serve sorvetes deliciosos e diferentões, como o de mascarpone e o de macadâmia – DI-VI-NOS.
6 – Visite o Vale dos Dinossauros – se estiver com crianças ou se for apaixonado ou apenas curioso pelo mundo dos dinossauros, Olímpia também tem mais essa opção para você.
7 – Fuja do calor com uma visita ao Pit Stop da Neve, parque temático com máquina que faz neve, piscina de bolinhas, cama elástica, etc. Ideal para quem estiver com crianças.
8 – Dê um pulinho na Igreja Matriz de São João Batista, que fica no centro da cidade e tem uma arquitetura linda, moderna e diferenciada (o vão livre interno é considerado um dos maiores do país). E, não que isso sirva de incentivo, mas eu fui batizada ali 😊.
9 – Orquidário Aguapey – se quiser conhecer várias espécies de orquídeas e ainda observar o processo de produção e cultivo, coloque o orquidário na sua lista do que fazer em Olímpia!
10 – Villa Mall: O Villa Mall Olímpia Park é um complexo de compras que fica bem em frente ao Thermas dos Laranjais. Lá, você vai encontrar desde Burger King a venda de ingressos para os parques aquáticos. É um local “mão na roda” para quem está hospedado ali próximo ao thermas, com algumas opções de lanches rápidos ou refeições, além de possuir uma brinquedoteca.
Para comer: indico o restaurante Dat Badan, para o almoço. O local tem uma estrutura muito boa e a comida é deliciosa, com opções árabes, frutos do mar, variedade de saladas, etc. Funciona todos os dias, com buffet self-service.
Para a noite, a sugestão vai para o Rock and Ribs (@rockeribsolimpia) que tem um ambiente bem legal, de pub, e serve petiscos gostosos.
Outra boa opção é o H2A Bar & Boliche, que funciona todos os dias a partir das 18h.
Para se hospedar: Olímpia foi inundada por diversas opções de hospedagens, desde hotéis e pousadas a airbnb’s e hotéis fazenda, além, é claro, dos resorts ligados aos parques aquáticos.
A escolha vai depender muito do propósito da visita à cidade. Se a intenção é curtir ao máximo os parques aquáticos, então acho que vale a pena escolher um resort ou hotel/pousada ali nos arredores.
Já se a intenção é mais descansar e relaxar, curtindo as delícias do interior, um hotel fazenda ou uma pousadinha charmosa localizados na entrada da cidade podem ser ótimas opções!
Espero que com essas dicas vocês possam aproveitar ao máximo Olímpia! 😉
*Crédito da foto da capa: https://www.olimpia.sp.gov.br/
