A praia de Caraúbas, pertencente ao município de Maxaranguape, no litoral norte de Natal/RN, fica a cerca de 50 km da capital potiguar e é o destino ideal para quem quer sossego e quietude.

A vila de pescadores é bem rústica, pouco movimentada e com infraestrutura simples, então não espere nada sofisticado.

A praia é marcada pelos coqueiros e jangadas ao longo da faixa de areia. O mar é bem tranquilo, com águas claras e cristalinas.

A faixa de areia é larga, o que a torna propícia para caminhadas à beira-mar, e a falésia que se estende por ali forma um lindo cartão-postal.

Recentemente, passamos 2 diárias em Caraúbas e acho que deu pra aproveitar bem, já que o intuito da viagem foi realmente descansar.

Se você estiver procurando um local pacato e rústico, onde possa esquecer do relógio por uns dias e simplesmente relaxar ao som das ondas do mar, tenho certeza de que Caraúbas será uma boa escolha!

Anote, então, as dicas de lá:

               Como chegar: saindo de Natal, acesse a BR 101, sentido litoral norte e, ao avistar a placa de Muriú, acessar por ali, para evitar a estrada de terra mais a frente, que fica no caminho indicado pelos aplicativos Waze e Google Maps. O caminho por Muriú é asfaltado então, de lá, é só seguir o GPS até Maxaranguape/Caraúbas. Se errar a entrada de Muriú, pela estrada de terra também dá pra chegar – só é mais trabalhoso, ainda mais se tiver chovido.

              Onde ficar: eu indico os chalés “Cabanas Caraúbas”, que ficam a poucos passos da orla. Os chalés são rústicos e super funcionais: contam com fogão, frigobar e utensílios domésticos. A cama é boa, são fornecidas toalhas de banho e você pode combinar com o proprietário, Sr. Pedro, dele servir o café-da-manhã, que é generoso, com preço justo. Também há uma rede disponível para você curtir a noite na varanda, que é privativa, e, o melhor de tudo: o chalé tem vista para o mar. Você vai dormir e acordar ao som das ondas e, ao abrir a janela, se deparar com aquela vista! Além disso, o local é pet friendly! Em março/2024, pagamos R$ 192,00 a diária, já com o café incluído. Achamos um ótimo custo-benefício. Instagram: @cabanas.caraubas

            

O que fazer: re-la-xar. Essa é a palavra de ordem para quem escolhe Caraúbas como destino. Vale se espreguiçar na rede, ler um bom livro, caminhar à beira-mar até as falésias, tomar um banho de mar tranquilo e fazer pequenos passeios pelas redondezas. O centrinho de Caraúbas tem uma igrejinha linda (Igreja de Nossa Senhora da Guia), que vale a visita. Também vale a pena esticar até a praia de Maracajaú, que fica bem próxima.

Para quem quiser, em Maracajaú tem o passeio de catamarã até os Parrachos, que são as piscinas naturais. Nós já tínhamos feito os parrachos em outra ocasião, então eles ficaram de fora dessa vez. É um passeio bastante procurado por turistas e as piscinas naturais são lindas, porém, não são rasas, como em Rio do Fogo, por exemplo. Eu mesma optei pelas bóias, para poder aproveitar melhor – mesmo sabendo nadar. O passeio para os Parrachos sai do ponto de apoio e restaurante “Portal de Maracajaú” (www.portaldemaracajau.com.br).

Saindo de Caraúbas, sentido Maracajaú, do lado direito, por entre os coqueirais, você vai avistar algumas barracas de sapê, margeando o rio. Vale parar por ali para comer um espetinho de lagosta e tomar uma água de coco enquanto relaxa vendo o mar, de um lado, e o rio, do outro.

Um atrativo imperdível para quem está na praia de Caraúbas é a Lagoa do Vital – essa lagoa não é muito divulgada pelas empresas de turismo de Natal, então é mais frequentada por locais. É um lugar de águas cristalinas e rasas, e tem uma boa estrutura de barracas/restaurantes.

  • O acesso, para quem está com carro normal (sem ser 4×4) é um pouco mais complicado, mas é possível. Sugiro estacionar em um ponto mais seguro (devido à areia fofa nas proximidades da lagoa) e ir caminhando até lá.

Onde comer: fora a Lagoa do Vital e o Portal de Maracajaú (este para quem vai fazer os parrachos), dois lugares merecem a atenção: Restaurante Pajé e Restaurante Dunas, ambos em Maracajaú.

O Restaurante Pajé tem uma pegada mais “gourmet” então serve pratos mais elaborados, com ou sem frutos do mar. A comida é muito boa (pedi uma massa artesanal com camarões), mas o ponto forte ali é a vista para o mar. Se der sorte (como nós demos) você consegue pegar o bangalô mais elevado, com AQUELA vista!

  • A dica é reservar antes, por meio da página no Instagram: @opajeculinaria

Já o Restaurante Dunas é mais simples, porém, serve refeições generosas e saborosas. O local é limpo e agradável, com música ambiente de qualidade. Achamos um excelente custo-benefício.

Coloquem a praia de Caraúbas no roteiro de vocês e curtam essa experiência deliciosamente relaxante! 😉

Deixe um comentário